Você sabe o que é a Ecoginc? Sabia que o projeto já ganhou até um prêmio internacional?

A Ecoginc é uma gincana solidária promovida pelo LIS (Laboratório de Inovação Social). Em formato gamificado, o projeto é aplicado em escolas da rede pública da cidade de Sorocaba sempre visando não só oferecer um momento de descontração e de trabalho em equipe, mas também deixar um legado, deixar uma marca na escola, de forma que a instituição e os alunos de lá sejam transformados. E nós também.

Confira o vídeo das edições passadas:

Para isso, os alunos da Facens tem um papel fundamental. Serão os líderes e facilitadores dessa gincana transformadora. Serão exemplo de inspiração para os jovens da escola, apresentando caminhos a serem trilhados depois de terminada a jornada escolar. Serão os grandes orquestradores da mudança que iremos presenciar!

Não é a toa que a ECOGINC ganhou, inclusive, reconhecimento internacional: o Green Gown Awards, em 2020, na categoria de Engajamento Estudantil, uma premiação chancelada pela ONU Meio Ambiente.

Então nesse momento, convocamos todos os MUDA MUNDOS da Facens para se inscreverem na ECOGINC, se doar em prol do outro e do mundo.

 Inscrição nesse formulário aqui: https://forms.office.com/r/35EnSAaAG0

 Nesse ano, a Ecoginc promete causar um impacto positivo ainda maior, isso porque seu modelo foi expandido e aprimorado. Agora a gincana terá 9 encontros na escola. Cada dia com um objetivo específico e você terá um papel fundamental na transformação que estamos idealizando:

 

  • Dia 30/08 e 31/08 das 13h as 14h30 será apresentação da ECOGINC para os voluntários da Facens (vocês né? Ó-B-V-I-O) e treinamento para as atividades que irão acontecer na escola. O treinamento acontecerá na Facens
  • Dia 06/09 das 13h às 14h30 será o Dia de Integração na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 13/09 das 13h às 14h30 será o Dia de Inspiração na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Teremos a participação de uma convidada muito especial, que fará um depoimento inspirador, para fazer com que todos os participantes da ECOGINC se empolguem com seu papel MUDA MUNDO e as próximas fases dessa gincana.
  • 20/09 das 13h às 14h30 será o Dia do Bem-Estar Socioemocional na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 27/09 das 13h às 14h30 será o Dia do Socioambiental na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 04/10 das 13h às 14h30 será o Dia da Atitude Empreendedora e Criatividade na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 11/10 das 13h às 15h será realizado um treinamento de Design Thinking para os alunos voluntários na Facens.
  • 18/10 das 13h às 14h30 será o primeiro Dia de Mentoria na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 25/10 das 13h às 14h30 será o segundo Dia de Mentoria na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 01/11 das 13h às 14h30 será o terceiro Dia de Mentoria na escola João Clímaco Camargo Pires. É importante ressaltar que o transporte de ida para a escola e de retorno a Facens será por nossa conta. Todas as atividades desenvolvidas desse dia serão apresentadas no dia do treinamento.
  • 08/11 das 13h às 14h30 será o Dia da Ação e Celebração da jornada trilhada juntos. Nesse dia também será divulgada a equipe vencedora da ECOGINC 2022.

Claro que todo o seu esforço será bem recompensado com merecidas 20 horas complementares, mas esperamos que você não esteja com a gente só por causa disso. Ser um agente de mudança é muito maior do que recompensas de curto prazo. É se envolver em um projeto sem saber quando seu impacto irá florescer.

Confira alguns depoimentos de quem transformou e foi transformado nas edições anteriores da ECOGINC:

“Sem dúvidas a Ecoginc levou muita união, empatia com o outro e com o meio ambiente e também uma conscientização que refletirá para sempre nas ações dos alunos”.  

Pedro Oliveira Silva

Aluno voluntário de Engenharia Mecatrônica 4º ano

“Foi maravilhoso tudo o que aconteceu na escola aprendi bastante coisas. As monitoras me disseram para a gente nunca desistir do que a gente realmente queremos. Que temos que ralar muito nessa vida e estudar muito pra conseguir o que a gente quer”. 

Maynara da Silva

Aluna da E.E. Profª Wanda Costa Daher (ECOGINC 2019)

“Melhor experiência da minha vida, quero fazer os próximos com toda certeza.”

Eduarda Costa

Voluntária Facens - ECOGINC 2018